quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Tudo está conectado


Estou encantada com a loja nova do Alexandre Herchcovich em Tokyo!


Como Japão está bem longe de Barcelona, vou tentar explicar: eu trabalho com Retail architechture em Barcelona e estive buscando referências para um novo projeto. Me encontrei com essa loja nas páginas de diferentes meios, todos da equipe amaram a originalidade do projeto, e tanto o estilista como Arthur Casas, autor do projeto, são brasileiros. Ta feita a conexão!

A loja inaugurada em 2007 está em uma casa de esquina preexistente no bairro de Shibuya-Ku, um dos pontos mais singulares de Tokyo. Como a construção original não tinha muita graça, Casas teve a idéia de revestir a fachada com fórmica e aplicar um vinil com estampas desenhadas por Herchcovich. Além disso, as portas e brises que formam a vitrine e janelas se fecham totalmente, e fora do horário de funcionamento a loja é um grande prisma hermético e estampado. Quando se queira renovar a fachada é só eliminar a estampa atual e aplicar uma nova.

Prescindir de uma vitrine grandiosa poderia ser pouco comercial, pensaríamos por aqui, mas de acordo com o Arquiteto, os japoneses são mais curiosos que os ocidentais e não se intimidam em entrar no local para conferir as propostas do estilista. O interior é bem minimalista e limpo, para que as peças expostas se destaquem sobre a arquitetura. A única exigência de Alexandre foi que tivesse boa iluminação e espaço suficiente para pendurar as roupas nas araras.

Encontrei uma reportagem desta loja no livro " Moda-Arquitectura Corporativa" de Alejandro Bahamón e Ana Cañizares, e o projeto é vizinho de páginas de nada menos que as Flagship stores de Prada, Chanel, Christian Dior e Hermès, além disso o rpojeto é destaque na pagina da
http://www.arcoweb.com.br/ este mês.

Mil pontos para a Moda e Arquitetura tupiniquim!





Vai lá: 25- 8 Sarugakucho. Shibuya-Ku, Tóquio 155-0033, Japão.

By Débora I

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