quarta-feira, 23 de abril de 2008

Jorge é da Catalunya




No dia de São Jorge, uma rosa e um livro.


Isso está acontecendo agora, em baixo do escritório onde trabalho, em plena Ciudad Vieja , nas Ramlas, e em todas as ruas de Barcelona e da Catalunha. No dia de Sant Jordi a prefeitura permite que qualquer cidadão monte sua banquinha de venda de livros e rosas, todo mundo sai pela rua para comprar os livros, como uma grande feira do livro que dura um só dia. A maioria dos escritores conhecidos de Barcelona e do país está concedendo sessões de autógrafos nas livrarias e a tarde e (as filas para ter seu livro preferido assinado) se alarga até mais ou menos a meia noite, quando fecham as livrarias.

Esta tradição, que combina o fato religioso, a rosa como símbolo do amor e o livro como símbolo da cultura, transformou o dia 23 de Abril na data mais comemorada, por todos os catalães.
A festa é celebrada desde o século XV, e a lenda mais popular, escrita por Jaume de Voràgine na Llegenda Àurea, é a que explica a vitória de São Jorge sobre o dragão. Num país não determinado, chamado Silene, um dragão aterrorizava os habitantes que, para acalmá-lo, ofereciam-lhe periodicamente um cordeiro e uma donzela escolhida por sorteio. Mas um dia a sorteada foi à filha do rei que por mais poderoso que seja não tem outra opção que oferece-la ao dragão. São Jorje aparece para defendê-la, vence o dragão e liberta a donzela. A história segue de muitas maneiras, a mais popular conta que o dragão sangra até a morte manchando de vermelho os campos ao redor, e um tempo depois, neste local, nasce um rosal onde os cavaleiros iam buscar flores para cortejar suas amadas.


Hoje também se comemora na Catalunya o dia dos namorados. As rosas estão por toda parte, na mão de cada mulher que passa pela rua, sempre acompanhada de uma fitinha listrada de vermelho e amarelo - as cores da bandeira da Catalunya. Esta festa também é um pouco política e todo catalão que se preze gosta de explicitar todo o seu amor por estas terras.
by Débora I.

Nenhum comentário: