terça-feira, 29 de abril de 2008

O estilo de Paulo Hoffmeister

Paulo Hoffmeister viaja sempre focando a pesquisa em arquitetura e design. Na Espanha identificou uma força motriz para seu trabalho. Especializações realizadas no Colegio Oficial de los Arquitetctos de Madrid (Fundacion COAM) em uma temporada de trabalho no Escritório do Arquitetcto Fracisco Fariña Martinez conduziram-lhe à percepção de técnicas de construção apropriadas para aplicação no Brasil. Adquiriu o gosto por linhas retas, volumes definidos e limpos. Também admira a arquitetura presente no Uruguai e Argentina, locais com os quais mantêm estreita relação. Gostou muitos das cidades: Mérida, Sevilla e Valencia.
Abaixo alguns dos trabalhos realizados por lá:
-Auditório Boadilla del monte
-Centro de salud Cotolino II
-Centro de salud Torrelavega


Para conhecer um pouco mais sobre seu trabalho acesse
http://www.paulohoffmeister.com/



by Claudia I.



segunda-feira, 28 de abril de 2008

Novo site na rede!

Ontem começou a temporada de verão em Barcelona. Meu primeiro dia de praia foi com um biquíni lindo da Priori, marca de uma amiga muito querida no sul do Brasil.


A Clara é o elemento que falta todos os dias aqui em Barcelona. Ela passou uns meses na cidade no ano passado em quanto estudava Moda na Escuela Felicidad Duce e eu tive o prazer de conviver com ela enquanto preparava trabalhos para o Máster em Gestão de Moda: noites e fins de semana inteiros desenhando e detalhando sempre buscando uma referencia interessante. E ainda nos divertíamos muitíssimo. Mas como tudo que é bom tende a durar pouco a Clá voltou pra Joinville cheia de gás pra seguir com os trabalhos junto com a família na Priori, marca própria de roupa casual sport e beachwear.

Gostei muito de ver essas referencias refletidas nas peças e na montagem do catálogo da Priori para outono-inverno 08, on-line desde o começo de abril no web site da marca catarinense. As peças tem identidade e tanto as fotografias como a montagem estão bacanérrimas e alem de tudo adorei também as trilha musical escolhida .

Toda a equipe que participou desse trabalho está de parabéns, e aminha amiga....Essa ainda vai dar muita notícia para esse blog!

Mate a curiosidade: http://www.priorimoda.com.br/
by Débora I.



domingo, 27 de abril de 2008

Deixe-se guiar!


Finalmente chegou ás bancas aqui da Espanha a edição de primavera da B-Guided! A revista trimestral de cultura urbana é a minha preferida para estar sempre informada sobre as melhores exposições artísticas, música, vanguarda da moda e do design, arquitetura e gastronomia, tudo num formato bem visual e com textos em espanhol e inglês.
Nesse mês a revista tem uma reportagem muito bacana sobre a nova imagem das naves industriais que vão deixando de ser galpões fabris feios e práticos para transformar-se em exemplares de qualidade de arquitetura e fazendo da própria fábrica uma forma de marketing para a empresa. Outro tema legal é sobre os showrooms de objetos bacanas que cada vez se esmeram mais em seus projetos de interiorismo para impressionar os clientes e compradores.

Além de tudo, no final da revista, tem um guia genial de lojas bacanas , restaurantes e bares in e os cabeleireiros mais descolados de Barcelona, Madrid, Bilbao e Valencia. Foi lá que eu encontrei a minha “peluquería” preferida, a BOT, e a fofíssima (e cara!) Como água de Mayo com as “roupas de mulherzinha” mais queridas do Born e mil outros lugares.
A parte chata é que só dá par comprar a revista por aqui, assim que se você pensa em vir pra Espanha e conhecer os lugares mais bacanas terá de compra-la na chegada, ou pedir para aquele amigo que está voltado de viagem trazer um exemplar.

Oriente-se
B-GUIDED http://www.b-guided.com/
BOT: http://www.bot-hair.com/
Como Agua de Mayo - Calle Argentería, 43 Barcelona
By Débora I.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Design & Saudade






Nas vezes em que morei fora do Brasil, adorava ir nas lojinhas de produtos brasileiros pra matar a saudade do gostinho de casa. Também gostava ficar olhando as embalagens dos produtos, tão acolhedoras para os meus olhos. Hoje achei na web esse site suuuuper legal pra quem gosta de design de embalagens, o Global Package Gallery. Lá você encontra inspirações de design de embalagens do mundo inteiro, oferecidas em alta resolução e 3 dimensões. Todo mês são mais de 100 imagens adicionadas. Já o preço para usufruir desse serviço: quase 50 dólares por mês.




by Claudia I.

www.globalpackagegallery.com

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Qual é mesmo o nome do filme?

O zumzumzum com as filmagens do filme de Woody Allen em Barcelona no ano passado deu muito que falar. Ao que se dizia, o diretor de cinema parecia estar por toda a parte da cidade. Mas o que também chamou atenção foram os inúmeros títulos que ele deu ao filme. Inicialmente se falava em Love letter to Barcelona, que depois virou Midnight in Barcelona. A idéia de Allen é que o filme seja uma carta de amor a Barcelona e de Barcelona para o mundo, no mesmo estilo que Manhatan foi para Nova York. Mas pasmem, o título escolhido foi Vicky Cristina Barcelona.

No longa, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) são duas jovens americanas que embarcam em uma viagem a Barcelona e se envolvem com um artista (Javier Bardem) e sua ex-mulher desequilibrada (Penélope Cruz). Boatos dizem que Allen apimentou o romance com uma cena de sexo envolvendo Penelope, Bardem e Scarlett. O filme estréia ainda esse ano.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Jorge é da Catalunya




No dia de São Jorge, uma rosa e um livro.


Isso está acontecendo agora, em baixo do escritório onde trabalho, em plena Ciudad Vieja , nas Ramlas, e em todas as ruas de Barcelona e da Catalunha. No dia de Sant Jordi a prefeitura permite que qualquer cidadão monte sua banquinha de venda de livros e rosas, todo mundo sai pela rua para comprar os livros, como uma grande feira do livro que dura um só dia. A maioria dos escritores conhecidos de Barcelona e do país está concedendo sessões de autógrafos nas livrarias e a tarde e (as filas para ter seu livro preferido assinado) se alarga até mais ou menos a meia noite, quando fecham as livrarias.

Esta tradição, que combina o fato religioso, a rosa como símbolo do amor e o livro como símbolo da cultura, transformou o dia 23 de Abril na data mais comemorada, por todos os catalães.
A festa é celebrada desde o século XV, e a lenda mais popular, escrita por Jaume de Voràgine na Llegenda Àurea, é a que explica a vitória de São Jorge sobre o dragão. Num país não determinado, chamado Silene, um dragão aterrorizava os habitantes que, para acalmá-lo, ofereciam-lhe periodicamente um cordeiro e uma donzela escolhida por sorteio. Mas um dia a sorteada foi à filha do rei que por mais poderoso que seja não tem outra opção que oferece-la ao dragão. São Jorje aparece para defendê-la, vence o dragão e liberta a donzela. A história segue de muitas maneiras, a mais popular conta que o dragão sangra até a morte manchando de vermelho os campos ao redor, e um tempo depois, neste local, nasce um rosal onde os cavaleiros iam buscar flores para cortejar suas amadas.


Hoje também se comemora na Catalunya o dia dos namorados. As rosas estão por toda parte, na mão de cada mulher que passa pela rua, sempre acompanhada de uma fitinha listrada de vermelho e amarelo - as cores da bandeira da Catalunya. Esta festa também é um pouco política e todo catalão que se preze gosta de explicitar todo o seu amor por estas terras.
by Débora I.

A vida de volta ao Brasil


A decisão de voltar ao Brasil depois de alguns anos morando na Europa definitivamente faz a gente pensar. Para alguns é motivo de luto, para outros de excitação. Pra mim não foi diferente, fui oscilando entre esses sentimentos, bem no meu jeito de ser.
A parte do luto (talvez eu esteja sendo um tanto dramática, admito) se dá pelo final de um sonho construído. Fui para Europa em 2005 estudar Direção Criativa para Moda na St Martins, em Londres e depois me mudei para Firenze na Itália. Aproveitei minha temporada de estudos, trabalhei no British Museum, na Jimmy Choo e em algumas outras lojinhas. Mas chega uma hora que a carreira começa a ficar em primeiro lugar. A Europa não me desafiava mais. Senti que precisava voltar para o Brasil e impulsionar minha carreira para um dia voltar em uma posição mais confortável. Morar fora não é fácil para brasileiros. Tenho cidadania alemã e nem assim foi fácil. Nosso currículo não tem o mesmo peso, nossas experiências não têm o mesmo valor. No meu caso, eu já estava tão louca para voltar para o meu mundo que a perda do sonho encantado da vidinha européia não foi tão forte. Escrevo aqui o meu testemunho para aqueles que estão vivendo esse mesmo impasse. O melhor conselho que posso dar da minha experiência é: não crie fantasias. Aqui está tudo igual. Passei alguns meses procurando emprego logo na chegada. Sai do Brasil estudante, voltei formada e o mercado não é mole. Sim, possuir fluência em outros idiomas, cursos e experiência fora são um grande diferencial no currículo, e tenho certeza que é um fator muito forte para o meu crescimento aqui. Se por um lado meu salário não me proporciona um final de semana em Paris vez ou outra, estou no conforto da casa dos meus pais. Risquei o aperto do metrô da minha vida, mas ganhei horas e horas na BR 116, isso sem falar nas viagens a São Paulo, que me deixam maluca. A vida é uma correria. Não sou mais tão fly como antes, estou focada.
Acho que o ideal para cada um é colocar na balança os seus objetivos de vida, pensar no longo prazo, coisa que não temos o habito de fazer quando estamos fora. Escutei esses dias, de um sábio empresário da moda, a seguinte frase: “Hoje você tem 25. Daqui a 15 anos tem 40. E a vida passou. E você nem viu.” Então pense bem. Aqui está tudo igual. Tudo uma droga, tudo uma maravilha!
by Claudia I.

Design + Tecnologia é assunto no Brasil


Na última sexta-feira, 18, a W3Haus promoveu em Porto Alegre um happy hour com palestra sobre ‘Design + Tecnologia: o casamento do século 21’. O convidado para falar foi Julius Wiedemann. Profissional da área do Design, o carioca está há 10 anos no exterior, tendo passagens pelo Japão, Alemanha e Inglaterra. Atualmente, atua na Taschen, editora alemã de livros de cultura, design e arte.
Segundo o palestrante, a proposta do encontro é a troca de experiências e muita informação. “O Brasil é progressista em Design, pois ainda cria cultura, diferente da Europa”, avalia Wiedemann. A intersecção entre cultura, tecnologia e comunicação chama a atenção do profissional. “Pensar como isto ocorre e muda de acordo com o lugar em que se está é fascinante”, argumenta.
Autor de livros e coleções, como Advertising Now, Web Design e Taschen’s 1000 Favorite Websites, Julius Wiedemann defende que a Internet “transcendeu o mundo digital e a interatividade se tornou o ponto central da comunicação”. Para ilustrar sua posição, mostrou aos participantes propagandas interativas de todas as partes do mundo.


terça-feira, 22 de abril de 2008

P&B


O catarinense André Paiva é fotógrafo e artista plástico. No ano que passou em Barcelona formou um arquivo maravilhoso de imagens da cidade, além do curso de especialização que cursou no Institut d`Estudis Fotogràfics de Catalunya. A gente mostra aqui algumas das nossas imagens preferidas, mas para ver o acervo na integra, acesse http://www.panoramio.com/user/233274/tags/Barcelona
Esse é apenas um dos cases de sucesso de brasileiros na Catalunya que vamos mostrar por aqui!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Já que tocamos no assunto...


Em maio sai também a edição especial da Vogue noivas no Brasil!!! Sim, o mês é delas, mas quem sai ganhando são madrinhas, amigos e parentes. Então, para quem não tiver a chance de conferir os modelitos da semana de moda espanhola, terá uma edição recheada deles nas bancas brasileiras! Ufa!!

Passarela Gaudí




Barcelona é considerada a capital mundial das noivas! É isso mesmo! Quem é ligado em moda e couture não pode deixar a cidade de fora do calendário de pesquisa. Acontece entre os dias 27 e 30 de maio a Passarela Gaudí 2008, evento que reúne 36 dos principais nomes da moda de prestigio mundial.


Ao lado o modelo de Karl Lagerfeld na edição de 2007.