domingo, 11 de maio de 2008

Arquitetando a Moda

Mês passado, tive a oportunidade de assistir a palestra do estilista Gustavo Lins no Fashion Marketing, evento impecável promovido pela Glória Kalil em São Paulo. Gustavo é dono de uma trajetória de vida emocionante, que começa em Minas Gerais, passa por Barcelona estudando arquitetura e hoje, em Paris, é o único brasileiro da Chambre Syndicale de la Haute –Couture.
Conhecido como "o cirurgião dos tecidos" por conta corte meticuloso, ele é autor de coleções que valorizam o contraste dos volumes, com acabamento cuidadoso. Não é à toa que seu currículo inclui John Galliano, Kenzo, Louis Vuitton e Jean Paul Gaultier. Ele é engenheiro e arquiteto formado, fez doutorado com base na semiótica no qual associou vocábulos da arquitetura e alfaiataria e explica coisas de forma exótica: "roupa também é arquitetônica - é um espaço articulado em volta do corpo", ou "quando eu fazia modelagem, eu não tinha que conceber o espaço, eu tinha que realizar o espaço, como um operário".

Durante a conversa, Gustavo mostrou um vídeo com a exposição que fez na Galeria Joyce onde as peças ficavam estáticas e as pessoas desfilavam em volta delas.
Como nem tudo são flores, não pude assistir, dias depois, a palestra do Dai Fujiwara, diretor criativo da marca Issey Miyake no MAM. Mas fui lá semana passada e me deparei com a obra A-POC e a idéia me remeteu muito ao trabalho de Gustavo! Olhem aí:


Exposição do Gustavo na galeria Joyce




Exposição do Issey no MAM



Mais tarde vou postar tudo que vi de cool no museu.

By Claudia I.

Nenhum comentário: