segunda-feira, 12 de maio de 2008

Comer bem em Barcelona

Espanhol que se preza gosta de passar bem. Especialmente diante de uma boa mesa. Brasileira também, e aqui em Barcelona isso é facil e nem sempre muito caro.

Aproveitando o fim de semana de chuvas dedicado a ler sobre o mundo do cozinheiro Ferran Adriá e sua gastronomia criativa em "El Bulli Desde dentro" de Xavier Moret, dou a dica dos meus restaurantes favoritos e algumas pequenas descobertas do mundo dos sabores em Barcelona, a maioria deles por menos de 25 euros por pessoa.


Orientais


El Japonés

















É uma taberna japonesa com mesas largas e coletivas, musica alta, porções servidas como tapas e serviço rápido num ambiente modernoso e agitado.
É bacana porque permite provar muitos pratos diferentes num ambiente descontraído e muito bem localizado: pertinho do passeio de Gracia e da Casa La Pedrera de Gaudi.
Prove: Passatge de la concepció, 2. Não aceita reserva mas quase sempre se consegue uma mesa.
http://www.eljapones.com/




Kibuka



















Um japonês americanizado. Sushi-bar com duas filiais no bairro de Grácia e sushis e makis que mesclam o tradicional com refêrencias de todo o mundo. Os makis são elaborados e de exelente qualidade e os especiais da carta e os temakis sao fantásticos. Se serve caipirinha de sake e muitas outras iguarias que se encontra em um japa tradicionalmente brasileiro. Também pudera, o dono do restaurante trouxe referencias de cozinha fusion de Nova York e o chefe de cozinha é brazuca e aportou todas estas ideias de japones com alimentos tipicamente tropicais que já conhecemos aí. Uma delícia para qualquer um e uma alegria para a autora que já não tem que esperar meses por um bom temaki.

Prove: http://www.kibuka.com/


De cinema e fora do centro


Can Recacens
Não sei bem como definir o Can Recasens: Básicamente é uma fiambrería de luxo e delicatessen. O que poderia ser um aperitivo acaba virando janta. Servem saladas deliciosas e tábuas de queijos e embutidos de muitas variedades e alta qualidade. Durante o inverno também servem fondues e raclettes sempre acompanhados de bons vinhos. O fofissimo restaurante está em uma casa de esquina na Rambla do Poblenou e tem um serviço descontraído mas muito atencioso. É uma ótima dica de programa fora do centro e como diz uma amiga "parece que se está no cenário de "O Fabuloso Destino de Amelie Poullain". A procura é tanta que é muito recomendado fazer reserva antes de ir.

Deguste: Rambla del Poblenou 102 esq. Calle Pallars


Tradicionais criativos



Comerç 24















Cozinha criativa do chef Carles Abellan que, voltando ao meu livro do feriadão, colaborou por muitos anos na cozinha do El Bulli. Os pratos são uma atualização da gastronomia tradicional e fazem referencia a muitas partes do mundo como Asia, América, Italia e Espanha. A cozinha é a vista do cliente assim como parte da bodega. A carta de vinhos é excelente.

Está situado no coração do Born (que durante séculos foi o bairro marinheiro de Barcelona) em um antigo comércio de salação e conservas. Aqui um menu degustação custa uns 40 euros, e convém fazer reserva. Um dos grandes da gastronomia catalã.

Calle Comerç, 24
http://www.comerç24.com/



Tapaç 24











Minha favorita para a happy hour no centro, laboratório de tapas do Chef Carles Abellan e versão simplificada do Comerç 24.
Preparam tapas típicamente espanholas e com alguns ingredientes originais que estão na carta de temporada, como os alhos porós assados com olivada ou berinjelas fritas com mel. Acompanhe com um bom vinho ou uma copa de cava, tudo bem mediterrâneo.
O ambiente é pequenininho o serviço bastante ágil e, estando tão centrico, é surpreendente que seja mais frequentado por locais que por turistas. Bom sinal!
Calle Diputacion 269, quase esquina com o Paseo de Grácia.


Continuará...

Posted by: Débora I

Um comentário:

Carlos Lorenzo disse...

Bonito blog. Los comentarios son muy útiles.